domingo, 8 de abril de 2012

Fauna do Centelha: Pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens)



        Este magnífico pássaro, um pica-pau, o pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens), nos visitou hoje pela manhã. Chamaram-nos a atenção as suas plumagens caramelo (alaranjada) e seu manto tipo "pedrês". Pela descrição do link abaixo, trata-se de um macho (apresenta faixa malar vermelha). O peito é todo negro. Ficamos felizes por termos tão ilustre hóspede nas nossas terras. 




O pica-pau-de-cabeça-amarela (Celeus flavescens) é uma ave da família Picidae, também conhecida como bico-chã-chã(RS), cabeça-de-velho, joão-velho, pica-pau-amarelo, pica-pau-loiro, pica-pau-velho e pica-pau-cabeça-de-fogo. Destaca-se pelo vistoso topete amarelo que da origem a maior parte de seus nomes populares.

Características:
Mede cerca de 27 cm de comprimento. Cabeça e face amarelos, com proeminente topete da mesma cor; macho com faixa malar vermelha. Partes superiores pretas, barradas de branco e partes inferiores uniformemente pretas. Tem coloração muito variável do ponto de vista geográfico, sendo as formas: meridional (ssp. flavescens) amarela; setentrional (ssp. ochraceus) é caramelo com as barras das partes superiores reduzidas a nódoas.






Alimentação:
Alimenta-se de insetos, suas larvas e ovos, formigas e cupins nas árvores ou no solo e de uma grande variedade de frutas e bagas. Foi documentado tomando néctar de flores em duas espécies de plantas do dossel, Spirotheca passifloroides (Bombacaceae) e Schwartzia brasiliensis (Marcgraviaceae), em Mata Atlântica do sudeste do Brasil. Spirotheca passifloroides floresce por três meses no inverno, ao passo que S. brasiliensis floresce ao longo de dois meses no verão. As flores de ambas as espécies produzem néctar abundante e diluído. Visita várias flores por planta, tocando as anteras e os estigmas com a cabeça e o pescoço, assim agindo como polinizador.





Reprodução:
Constrói seu ninho em cavidades escavadas em formigueiros arborícolas e em árvores secas, onde põe 2 a 4 ovos brancos e brilhantes. O macho incuba e cuida dos filhotes também.





Hábitos:
Vive na Mata Atlântica, matas mesófilas, matas secas, matas de araucária, matas de galeria, caatinga, cerrados, eucaliptais, parques e zonas rurais arborizadas. Encontrado geralmente em casais ou em grupos familiares de 3 a 4 indivíduos.

Voz: Freqüência fortemente descendente e ressonante, com as sílabas bem pronunciadas e destacadas “tzü tzü ( tzü tzü )” ( canto territorial ); “tttrrr” ( raiva ). Tamborila em seqüência rápida.

Subespécies: Possui 3 subespécies: Celeus flavescens flavescens. Celeus flavescens intercedens. Celeus flavescens ochraceus.

Distribuição Geográfica: Ocorre da margem setentrional do baixo Amazonas ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina(Misiones). Ssp. flavescens: Sul da Bahia ao Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina. Ssp. ochraceus: Leste do Brasil, através da Pará e Amazonas até o Atlântico e até ao sul da Bahia e Espírito Santo. Ssp. intercedens: Oeste da Bahia até Goiás e Minas Gerais.

Referências: SICK, Helmut. Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1997. SIGRIST, T. Aves do Brasil: Uma Visão Artística, São Paulo: Editora Avis Brasilis, 2004. Colaboração: Omar Ramos Borges

Fonte: http://www.wikiaves.com.br/pica-pau-de-cabeca-amarela


Nenhum comentário: